Skip to content

Review: Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, 2009)

22/01/2010

Coraline e o Mundo Secreto é a nova animação em stop motion dirigida por Henry Selick, o mesmo diretor do grande O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993). Nesse novo filme somos apresentados à história de Coraline, uma garota curiosa e imaginativa, que acaba de se mudar para uma casa do lado de uma floresta, com vários vizinhos excêntricos. Assim que Coraline começa a explorar a nova casa, ela acha uma pequena porta na parece que a leva a um mundo completamente novo.

Como podemos perceber pela sinopse, não é exatamente o filme com a base da história mais original do mundo. Toda essa idéia da criança que acabou de se mudar para um novo lugar, e que depois de tanto explorar descobre uma passagem secreta para um outro lugar, sobre a qual ninguém acredita ser real quando ela conta, me parece já ter sido usada várias vezes, com variações. E não somente em relação à premissa, o rumo que a história leva, que eu não vou entrar em detalhes para não entregar nada do filme para ninguém, também possui linhas narrativas não tão inovadoras assim. Porém, a riqueza de Coraline não está na base da história, mas nos detalhes. Quando se cria uma história com um mundo totalmente novo, um dos aspectos mais importantes para fazer o espectador imergir nesse mundo é uma atenção especial aos detalhes que fazem esse lugar ser diferente de onde vivemos, trabalho que foi realizado brilhantemente, por exemplo, por HayaoMiyazaki em A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001). Trabalho que em Coraline não é tão apaixonante quanto em Chihiro, mas ainda assim muito eficiente.

Depois dessa imersão do espectador na história e nos personagens criados, o filme muda um pouco de foco, e acaba virando mais um aventura, o que eu achei que funcionou muito bem para o filme, ajudou a manter a concentração na história, enchendo-a de momentos de tensão. Outra qualidade do filme que eu não posso deixar de comentar, a eficácia do stop-motion criado aqui é bem impressionante, como eu poucas vezes já tinha visto. Em momentos, você esquece completamente que você está olhando para bonecos.

Sobre defeitos, eu não tenho muito o que comentar, já que o filme em geral trata quando todos os aspectos muito bem, mas notavelmente não da melhor forma possível. O que poderia ser citado seria talvez um pouco de uso de lugares comuns no desenvolvimento da história, e um desenvolvimento não tão bom de personagens, o que se corrigido poderia ter nos ajudado a nos importar-mos emocionalmente com eles um pouco mais.

Em resumo, Coraline e o Mundo Secreto é um filme que não nos apresenta nada de extraordinário, mas é em toda a sua extensão um filme muito bem feito, muito divertido, muito empolgante, e figura bem na lista de grandes animações, de um ano que foi talvez o melhor ano para animação de todos os tempos.

Nota: 8,0 de 10,0

6 Comentários leave one →
  1. 22/01/2010 22:46

    Boto fé de você largar a Ciência da Computação e virar crítico de cinema.

  2. 26/01/2010 15:48

    Boto fé de você largar a Ciência da Computação e virar crítico de cinema.[2]

    acho que um dos principais motivos que não me fez Coraline foi justamente esse: a história parecia ser muito blé. confesso que depois que vi um especial do filme, mostrando como foi feito, fiquei com muita vontade de assistir… mas logo passou :D

  3. 19/12/2010 16:25

    eu amo coraline ♥

  4. 19/12/2010 16:26

    queria um filme novo de coraline fazem ai um filme novo

  5. caroline lara permalink
    01/03/2012 10:57

    coraline e demais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: