Skip to content

Porque Atividade Paranormal é Melhor Que A Bruxa de Blair

23/02/2010

Atividade Paranormal (Paranormal Activity, 2009) é um filme de terror que saiu no ano passado, filmado com uma camêra de mão, em meio estilo primeira pessoa, como também em filmes como Cloverfiled e [REC]. Foi feito com um orçamento minúsculo comparado com o que é geralmente usado em um filme, e arrecadou muitas vezes o que foi gasto, sendo um grande sucesso de bilheteria, com muita gente declarando ser o filme mais assustador de todos os tempos. O exato mesmo evento aconteceu com um dos primeiros filmes a usar esse estilo de filmagem uma década atrás, A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999). Como já esperado, os dois filmes começam a ser constantemente comparados, quero dizer, dois filmes de terror inesperados feitos com um orçamento muito pequeno, dois filmes que fizeram grande sucesso de público, dois filmes que usaram personagens com os mesmo nomes dos atores, com diálogos quase que totalmente improvisados. Certamente não acho nenhum dos dois o filme mais assustador de todos os tempos, mas gosto dos dois filmes, acho que os dois tem suas qualidades, mas tenho alguns motivos para acreditar que Atividade Paranormal é melhor que A Bruxa de Blair, e pensei em fazer um post aqui comentando um pouco dos meus pensamentos sobre o assunto. Importante comentar que esse post terá spoilers de ambos os filmes, então se você não viu e pretende ver algum dos dois, eu recomendo que pare de ler aqui.

A coisa que mais me impressionou em Atividade Paranormal foi o ritmo de condução do filme. Ele começa de forma bem devagar, com pouca coisa interessante acontecendo, e ele gradualmente aumenta o nível de tensão, culminando em um clímax final. Isso é interessante porque não te deixa perder o interesse no filme, já que ele vai se tornando mais satisfatório de acordo com o tempo. Isso também não causa aquele efeito de ter o ponto alto do filme antes do final, pois caso contrário o resto do filme poderia ser basicamente um modo apático de terminar a história, porque todo mundo já saberia que o melhor já passou. Que é mais ou menos o que acontece no final original do filme, onde tem algumas cenas um pouco anti-clímax, que na verdade eu acho bem legais e adicionam bem a história, mas certamente diminui o filme com relação ao nível de tensão da experiência. O que A Bruxa de Blair faz não é exatamente colocar as partes de maior terror antes do final, mas a maior parte do meio do filme é na verdade uma repetição da mesma coisa acontecendo, que é eles perdidos na floresta, barulhos a noite, e coisas estranhas na manhã seguinte, que do jeito que é feito é sim muito poderosa, mas a cada vez que se repete perde um pouco da força. Atividade Paranormal, com o uso criativo das posições da câmera, e com eventos interessantes sendo apresentados com variações de intensidade, como barulhos de passos, portas fechando, a mulher parada na frente da cama, consegue na minha opinião ser menos repetitivo, e conseguir prender mais atenção.

O que A Bruxa de Blair faz é meio que uma faca de dois gumes, porque é ao mesmo tempo a maior virtude do filme, e o maior defeito. Eles propositalmente não mostram nada do que a bruxa está fazendo, ou a própria suposta bruxa, causando um certo medo porque você fica no escuro, sem saber o que está realmente acontecendo, só que tem algo de ruim por perto, e essa idéia continua até o final do filme, mas é mostrado a mulher sendo nocauteada e o amigo dele virado para a parede, como nas histórias. A qualidade disso é justamente o medo do desconhecido que eu comentei, mas por outro lado, o que você não vê, apesar de te causar uma sensação momentânea de insegurança, não te afeta tanto quando algo que você vê acontecer, e isso torna o filme um pouco banal. E é aí que está a genialidade de Atividade Paranormal, porque ele pode ter o efeito primeiramente discutido porque ele nunca mostra de fato o demônio, mas ela pode mostrar todas aquelas coisas que te causam um efeito muito maior, como as portas e lençois se mexendo, a tábua pegando fogo, e a mulher sendo arrastada.

Enfim, essas são algumas divagações que eu tive ao comparar os dois filmes, e achei pertinente passar pra vocês. Se vocês tiverem mais algumas idéias sobre o assunto, sintam-se à vontade para colocá-las nos comentários abaixo.

3 Comentários leave one →
  1. 23/02/2010 23:19

    FINALMENTE um post sobre filmes que eu já vi pra poder comentar. :)
    Eu assisti Bruxa de Blair a infinitos anos atrás, na época eu era bem mais impressionável e mesmo assim não achei o filme grande coisa. Ficou realmente a sensação de “e daí?” quando o filme acabou então, apesar dele até poder ser divertido, não achei memorável.
    Já Atividade Paranormal aconteceu algo mais estranho. Na primeira vez que vi achei monótono, exatamente pelo motivos que você falou sobre o Bruxa de Blair. Acho que isso aconteceu devido a eu não querer que o hype influenciasse a minha opinião, o que acabou influenciando ao contrário. Depois que vi que o ele foi feito com 10 dólares e em meia hora ele ficou muito interessante de repente. Vi de novo e ele passou a ser um dos meus filmes favoritos.

  2. Darshany L. permalink
    25/02/2010 22:10

    caio viu duas vezes? louco!

    sério, nao terminei de ler o post porque ia lembrar pedaços do filme e ia ficar com medo.

    :)

  3. Mateus permalink
    22/11/2010 8:26

    Eu assisti Bruxa de Blair quando eu era menor e nem achei lá essas coisas bizarras, acho que não dá medo por que agente sabe que isso “se acontece” é só naquela florestas. Atividade paranormal não, ele trata uma situação mais provável de se acontecer conosco. Primeiro eu vi o Trailer do filme, não entendi nada, embora quando mostrou a parte que os lençóis se mechem, me impressionou e fez eu colocar na cabeça ESSE È O FILME. Quando eu assisti hã?! eu quase morri do coração, quando a entidade puxa a perna dela eu fiquei com tanto medo que comecei a chorar como uma criança. Eu parei de assistir o filme e fiquei meio traumatizado alguns dias. Depois eu terminei de assistir e deduzi que nunca tinha assistido algo que me assuste tanto como esse filme. Ai por que você não coloca alguns comentários de Atividade Paranormal 2? e compara com Bruxa de Blair 2!!!;D

Deixe uma resposta

