Skip to content

As Minhas Grandes Esperanças Para 2010

02/03/2010

Estava navegando pelas listas de lançamentos já marcados para 2010 em alguns cinemas famosos do Brasil, e decidi compor minha própria lista de filmes que eu ainda não vi que eu tenho esperanças de que realmente valem a pena ver. Pode ser um pouco tarde no ano para fazer listas de expectativas, mas antes tarde do que nunca. Vou apresentar minha lista primeiramente dos filmes já com lançamento marcado para esse ano e falar um pouco sobre porque eu espero boas coisas deles, depois comento sobre alguns outros que devem sair nos EUA em 2010 que eu também estou muito ansioso, mas não tem lançamento marcado no Brasil ainda.

A Origem (Inception, Christopher Nolan): Esse é sem dúvida nenhuma o filme mais esperado do ano para mim. Christopher Nolan em pouco tempo já virou um dos meus diretores preferidos, e trás sua nova obra pós-Batman com um dos melhores elencos que eu vi em minha recente memória (pra dar uma idéia, Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Cillian Murphy, Michael Caine, …) e prometento ser talvez o filme mais intrigante de Nolan até agora, o que significa que é absolutamente uma obra-prima.

Toy Story 3 (Lee Unkrich): O que mais eu tenho para falar desse estúdio. Quase todo ano que a Pixar lança um filme, ele acaba no meu Top 10 anual. E agora ainda mais que é um novo filme de uma franquia que marcou minha infância quase tanto O Rei Leão (The Lion King, 1994). Temos Lee Ulkrich na direção do filme, que ainda não dirigiu sozinho nenhum filme da Pixar, mas já foi co-diretor de Toy Story 2, Monstros S.A. e Procurando Nemo. Se for mantido o padrão de qualidade, não tenho dúvida que vai virar uma das melhores trilogias que já assisti.

Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, Jon Favreau): O primeiro Homem de Ferro é um dos melhores e mais divertidos filmes de super-heróis já feitos, e estou esperando uma repetição da dose, com adições de Scarlett Johansson e Mickey Rourke no elenco, fazendo a Viúva Negra e o Whiplash. Se vocês não viram o trailer desse filme ainda, corram no Youtube agora e procurem, dizer que é empolgante é diminuir muito. Teremos uma substituição de atores, Terrence Howard foi trocado por Don Cheadle, que é um grande ator também, portanto não vejo problema. Mal posso esperar.

Kick-Ass (Matthew Vaughn): Eu não conhecia muito essa história, então quando eu comecei a ouvir falar que o filme ia ser feito não fez muita diferença para mim, mas o trailer me ganhou demais. Tem alguns ótimos atores jovens, incluindo a excelente Chloe Moretz, que parece para mim que será com certeza o personagem mais interessante do filme. Nicholas Cage também parece estar muito bem no papel de Big Daddy. Diretor é o mesmo de Layer Cake, um filme de Daniel Craig pré-James Bond, e Stardust, dois filmes que já ouvi falar bem, mas ainda não vi.

Robin Hood (Ridley Scott): Ridley Scott, Russell Crowe e Cate Blanchett? Estarei lá. Scott tem tropeçado algumas vezes nos últimos ano, mas sabemos que quando ele está inspirado, sempre saem boas coisas. Sobre o elenco, Russell Crowe é meu ator preferido, e Cate Blanchett é minha atriz preferida, não preciso nem dizer o quanto eu vou estar lá na estréia para ver esse filme. Além dos dois temos outros excelentes atores no projeto, como William Hurt, Mark Strong e Danny Huston. E no topo disso tudo, quem não adora uma boa história do Robin Hood.

A Ilha do Medo (Shutter Island, Martin Scorsese): Minha experiência diz que se você coloca Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio numa sala sozinhos com uma câmera, coisas brilhantes saem de lá. E não espero menos do novo filme desse diretor que já é um dos melhores de todos os tempos. Além de DiCaprio, temos no elenco Ben Kingsley, Mark Ruffalo, Michelle Williams e Jackie Earle Haley. O filme vem ganhando críticas pelo menos decentes, e tem tido um bom sucesso de público onde já estreou.

Coração Louco (Crazy Heart, Scott Cooper): Filme lançado nos EUA no ano passado, me parece que fala sobre um músico já velho que teve uma vida cheia de complicações tentando dar a volta por cima. Tem o que estão chamando de a melhor performance de um ator em 2009, que deve levar o Oscar esse ano, e eu não duvido que seja merecido, pois estamos falando de ninguém menos que Jeff Bridges. O filme me parece ser uma versão “musical” de O Lutador (The Wrestler, 2008) e tem no elenco também Maggie Gyllenhaal, também indicada ao Oscar.

Fúria de Titãs (Clash of the Titans, Louis Leterrier): Remake de um filme dos anos 80 que fala sobre a história de Perseu e suas missões, personagen que foi interpretada pela estrela de Avatar, Sam Worthington. Dirigido pelo mesmo diretor de O Incrível Hulk e Transporter 2, outro filme que realmente me ganhou no trailer. Além disso, o elenco escolhido para os deuses é sensacional: Liam Neeson como Zeus, Ralph Fiennes como Hades, Alexa Davalos como Andromeda e Danny Huston como Poseidon.

Alice No País Das Maravilhas (Alice in Wonderland, Tim Burton): Não é nenhum segredo que eu não sou dos maiores fãs de Tim Burton do mundo, mas até eu acho que esse é um filme perfeito para Burton fazer, e acho que vai ser muito bom. Além dos seus usuais Johnny Depp e Helena Bonham Carter, temos ainda Anne Hathaway fazendo a rainha branca, que é um dos papéis que está mais me intrigando desse filme. A história parece muito boa, e os trailers tem mostrado um visual espetacular, tanto nos efeitos visuais quanto na direção de arte, que parece impecável, grande competidor para essa categoria ano que vem.

Um Sonho Possível (The Blind Side, John Lee Hancock): Esse é outro filme que saiu nos EUA ano passado, e não é um que eu estou exatamente ansioso para ver, não acredito que seja tão interessante quanto dizem, mas foi indicado ao Oscar de melhor filme, então eu verei com certeza. Indicação essa que eu acredito que foi dada ao filme quase que unicamente pela atuação de Sandra Bullock, que me faz acreditar que ela realmente vai ganhar esse ano. E não que isso signifique alguma coisa, mas deu muito dinheiro nos Estados Unidos, o pessoal lá gostou.

Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works, Woody Allen): O filme de Woody Allen de 2009 chega ao Brasil em abril desse ano somente, e parece que conta a história basicamente de um velho que reclama de tudo. Estrelando Larry David, co-criador e escritor de Seinfeld e Curb Your Enthusiasm, junto com uma das minhas atrizes jovens preferidas, Evan Rachel Wood. Woody Allen é também um diretor que quando inspirado sabe fazer grandes trabalhos, então, apesar do filme ter passado bem despercebido no seu lançamento oficial, ainda tenho esperanças de algo de qualidade.

Direito de Amar (A Single Man, Tom Ford): Outro filme de 2009 com indicação de melhor ator. Direito de Amar foi um filme que teve muito boas críticas onde foi lançado, principalmente com relação ao trabalho do seu elenco, que possuem os sempre competentes Colin Firth e Julianne Moore. Falando em Colin Firth, ele é o indicado ao Oscar, e já ouvi muita gente dizer que foi sem dúvida a melhor performance de sua carreira. Para fãs do ator deve ser uma excelente pedida pegar esse no cinema.

Brilho De Uma Paixão (Bright Star, Jane Campion): Inicialmente eu não estava tão empolgado com esse filme, mas depois de ler uma carta que Quentin Tarantino mandou para a diretora elogiando o filme, comecei a prestar mais atenção nos trailers, e realmente parece ser um filme muito bem feito. Pelo pouco que já vi do filme pela internet o que mais me prendeu a atenção foi a atuação da protagonista Abbie Cornish e a fotografia, essa última que realmente parece ser estelar, e que pode ter sido injustiçado ao não ter ganhado uma indicação ao Oscar.

Com esses terminamos os filmes que já estão mais próximos da estréia que eu realmente estou esperando coisas boas. Além disso existem alguns filmes programados para sair esse ano nos EUA que tenho muita expectativa, e irei de apresentá-los agora:

The Social Network (David Fincher): Filme que parece ser sobre a criação de uma rede social, e com Justin Timberlake no elenco, à primeira vista não parece ser o filme mais empolgante do mundo, mas duas coisas me animaram. Primeiro que já li que o roteiro foi aparentemente muito elogiado por quem já leu. Segundo, David Fincher. Depois que alguém faz pérolas como Seven, Clube da Luta e O Curioso Caso de Benjamin Button, merece nossa confiança.

Black Swan (Darren Aronofsky): Tenho que admitir que sou uma das poucas pessoas que não é muito fã do último filme de Aronofsky, O Lutador. Porém, continuo sendo fã incondicional de seus trabalhos anteriores, e com isso tudo ainda adicionando Natalie Portman e Mila Kunis como bailarinas rivais em um suspense, já tem o meu ingresso.

The A-Team (Joe Carnahan): Nunca vi o seriado dos anos 80, mas a premissa de soldados que foram mandados de volta e começaram a trabalhar meio que como mercenários é sensacional. Temos também Liam Neeson (que nunca é uma escolha errada para um papel), Sharlto Copley (brilhou certemente em Distrito 9) e Bradley Cooper (ator extremamente subestimado).

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (David Yates): Gosto do livro, e como filme acho que desde que Yates entrou no comando só tem consertado a franquia, portanto é outro que com certeza verei.

Your Highness (David Gordon Green): Nova comédia do diretor de Segurando As Pontas (Pineapple Express, 2008), não vi muita coisa sobre ainda, e não achei Segurando As Pontas um filme tão bom assim, só legal, mas conte comigo para qualquer coisa com Natalie Portman ou ZooeyDeschanel.

Scott Pilgrim vs. the World (Edgar Wright): Desde que eu vi Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead, 2004) eu sou fã imenso do trabalho de Wright, e a história baseada nos quadrinhos de mesmo nome parece ser muito interessante. Como ponto negativo temos Michael Cera como protagonista, porém também temos Mary Elizabeth Winsted e Anna Kendrick no filme.

Por enquanto esses são os filmes que realmente chamaram minha atenção e terão meu ingresso sem dúvida (se chegaram a estrear no cinema da minha cidade remota). Com certeza aparecerão novos filmes durante o ano que eu não conhecia e vão mostrar qualidade, e com certeza terão filmes que eu não esperava muita coisa mas vão me surpreender e ganhar minha afeição, mas comentaremos desses filmes enquanto o ano se passa.

*********************************ATUALIZAÇÃO*********************************

Esqueci de um filme na minha lista e já reclamaram comigo, então vou adicionar aqui:

The Runaways (Floria Sigismondi): Não acredito que exista algum filme sobre uma banda de rock que eu não vá querer pelo menos tentar ver. Esse é o primeiro longa da fotógrafaFloria Sigismondi, que resolveu se aventurar pelo mundo do cinema, contando a história da ascensão e queda de uma banda de rock nos anos 70. E tem ninguém menos do que Dakota Fanning e Kristen Stewart como Cherie Currie e Joan Jett, Kristen essa que, apesar de não ter muito reconhecimento devido ao seu trabalho em Crepúsculo, parece estar muito bem mesmo nesse filme. Além disso, não perco Dakota Fanning cantando Ch-Ch-Ch-Ch-Ch-Ch-Cherry Bomb por nada desse mundo.

6 Comentários leave one →
  1. rovsn permalink
    02/03/2010 9:50

    eu ODEIO woody allen. nunca achei os filmes dele tudo isso que o povo fala.. sei lá, não faz meu estilo MESMO. agora, tim burton XD
    minha mãe assistiu the blind side e disse que é muito bom (ACABOU DE MOSTRAR NO JORNAL UMA ORCA NO RIO DE JANEIRO!!!! que mágico. será que as belugas vão vir pra cá tbm?).
    tbm estou super empolgada pra harry potter :) e o fato do filme ser dividido em dois, me anima ainda mais.
    e vc esqueceu de the the runaways, né?

    • 02/03/2010 10:25

      OMG, esqueci muito de The Runaways. tinha lembrado antes mas esqueci na hora de escrever.
      mas nem de Match Point você gosta? assim, os mais recentes, tirando Match Point e Vicky Cristina Barcelona, eu acho bem mais ou menos mesmo, mas ele já fez filmes muito bons.
      adorei a notícia off-topic. ahuahuhauhauhauhauhuah

      • rovsn permalink
        02/03/2010 10:34

        acho que match point eu gostei, mas não achei tudo isso, sabe? é um filme bacana, mas que eu não faço questão de ver outra vez :)
        dá uma atualizada aí e coloca the runaways então. e fale que é pq o refrão da música mais famosa delas é muito contagiante (tava assim na capricho #D) asasajsashuahsuas
        né? eu tbm adorei quando mamãe me falou das baleias. gente, que coisa mais mágica. não duvido nada que daqui a pouco unicórnio vão começar a aparecer tbm!

  2. rovsn permalink
    02/03/2010 16:19

    não vamos perder mesmo :) ainda cantarei junto!

  3. Darshany L. permalink
    03/03/2010 22:39

    ai meu deus, quero ver quase todos!

    parabéns pelo post marcelo, não sei para os outros, mas pra mim seu blog é de utilidade pública!
    hahahahaa

    um ps sobre the runaways: tenho grande expectativa para esse filme. kristen s. ficou marcada por twilight, e seu trabalho contestado. mas eu a acho uma boa atriz. os outros trabalhos além twilight comprovam. essa pode ser a chance de ela apagar um pouco o que tem de bellatosca nela. ^^

    • 03/03/2010 22:51

      obrigado. ^^
      eu concordo com você, não acredito que eu colocaria ela entre as melhores atrizes da idade dela, mas acho boa atriz sim, e o preconceito que as pessoas tem com ela deve passar eventualmente, quando passar um tempo depois da série dos vampiros brilhantes.
      e ela realmente parece estar muito bem nesse filme.

Deixe uma resposta

