Skip to content

Últimas Observações Antes da 82ª Edição do Oscar

06/03/2010

Independente do que você pensa de como geralmente os a Academia escolhe seus premiados, não há dúvida de que o Oscar é a premiação máxima do cinema. É sempre uma grande festa de celebração à sétima arte com muitas homenagens e muitos momentos emocionantes, e seus ganhadores sempre ficam marcados na história do cinema mundial. No próximo domingo será realizada a 82ª edição dessa famosa premiação, e eu tenho que admitir que eu estou bastante empolgado para assistir. Principalmente sabendo que o evento terá como hosts Steve Martin e Alec Baldwin, que eu tenho certeza que farão um grande trabalho, principalmente Alec que eu considero um grande comediante.

Antes que a premiação de fato ocorra porém, queria discutir um pouco sobre os prêmios principais, quem eu acho que vai ganhar, quem vai ou já sofreu injustiças, e coisas do tipo. Para lembrete das indicações, tenho elas em um post antigo aqui. Acho que tem algumas categorias que ninguém tem dúvida de quem de fato irá ganhar, como melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor animação e melhores efeitos visuais. Outras que eu considero como quase certo, mas não totalmente seria melhor roteiro adaptado para Amor Sem Escalas (Up In The Air) e melhor trilha sonora original para Michael Giacchino por Up, duas premiações que eu pessoalmente ficarei muito feliz se se concretizarem.

Outras duas premiações que estão bem cimentadas, mas pode ainda haver surpresas, são as de melhor ator e melhor atriz. Jeff Bridges e Sandra Bullock ganharam o SAG, e provavelmente vão levar os Oscars também, mas existe uma competição forte aí, então, apesar de o Oscar ser conhecido por não dar exatamente muitas grandes surpresas, pode acontecer. Direção de arte e fotografia provavelmente irão para Avatar. Tem gente que contesta o reconhecimento de fotografia em trabalhos de predominância em computação gráfica, então talvez isso seja um problema aqui para Avatar, mas eu não acredito que irá tirar o prêmio. Eu não sou uma dessas pessoas, eu acredito que existe um trabalho muito grande em composição e enquadramento de cenas mesmo quando você está criando um mundo artificialmente, mas isso é uma discussão para outra hora. No entanto, mesmo concordando com Avatar levando direção de arte, não acredito que merecia levar fotografia. Acho que o trabalho de Christian Berger em The White Ribbon é um dos pontos altos do filme, e acho que poderia sim ser reconhecido, porque é espetacular. O que nos leva a melhor filme estrangeiro. Ainda estou inclinado a The White Ribbon, palma de ouro em Cannes e ganhador do globo de ouro, porém não ficaria surpreso se Un Prophète ou El Secreto de Sus Ojos levassem.

Última categoria que eu gostaria de comentar, é na verdade a que eu acredito ser mais difícil de prever no momento, que é melhor roteiro original. Temos Guerra Ao Terror, que ganhou a premiação especializada de roteiristas, e seria o atual favorito ao Oscar de melhor filme, e isso sempre tem um peso. Por outro lado, outro que vem como favorito é com certeza Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino. Eu não conheço ninguém que não ache que ele tem uma chance enorme de ganhar esse prêmio. Só pela indecisão entre esses dois já temos um problema, mas ainda vem os roteiros de Up e Um Homem Sério correndo por fora, que são incríveis, e se der surpresa, qualquer um dos dois tem chances de ganhar.

Abaixo um resumo das minhas predições e vontades com relação ao resultado de domingo. Não tenho opinião formada sobre todas as categorias pois não vi exatamente todos os filmes, então as categorias de filme estrangeiro e figurino não tem todas as informações que as outras tem. Aqui vai:

Melhor Filme:
Quem vai ganhar: Guerra Ao Terror (The Hurt Locker)
Quem pode ganhar: Avatar
Quem deveria ganhar: Up – Altas Aventuras
Quem deveria estar na lista: Onde Vivem os Monstros (Where The Wild Things Are)

Melhor Diretor:
Quem vai ganhar: Kathryn Bigelow (Guerra Ao Terror)
Quem pode ganhar: James Cameron (Avatar)
Quem deveria ganhar: Kathryn Bigelow (Guerra Ao Terror)
Quem deveria estar na lista: Marc Webb (500 Dias Com Ela)

Melhor Ator:
Quem vai ganhar: Jeff Bridges (Coração Louco)
Quem pode ganhar: Jeremy Renner (Guerra Ao Terror)
Quem deveria ganhar: Jeff Bridges (Coração Louco)
Quem deveria estar na lista: Sam Rockwell (Lunar)

Melhor Atriz:
Quem vai ganhar: Sandra Bullock (Um Sonho Possível)
Quem pode ganhar: Carey Mulligan (Educação)
Quem deveria ganhar: Meryl Streep (Julie & Julia) ou Carey Mulligan (Educação)
Quem deveria estar na lista: Charlotte Gainsbourg (Anticristo)

Melhor Ator Coadjuvante:
Quem vai ganhar: Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Quem pode ganhar: sem chance de acontecer, mas se for para escolher alguém: Stanley Tucci (Um Olhar do Paraíso)
Quem deveria ganhar: Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Quem deveria estar na lista: Alfred Molina (Educação) ou Peter Sarsgaard (Educação)

Melhor Atriz Coadjuvante:
Quem vai ganhar: Mo’Nique (Preciosa)
Quem pode ganhar: Vera Farmiga (Amor Sem Escalas)
Quem deveria ganhar: Mo’Nique (Preciosa) ou Vera Farmiga (Amor Sem Escalas) (não consegui decidir)
Quem deveria estar na lista: Marion Cotillard (Nine)

Melhor Roteiro Original:
Quem vai ganhar: Mark Boal (Guerra Ao Terror)
Quem pode ganhar: Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios)
Quem deveria ganhar: Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios)
Quem deveria estar na lista: Scott Neustadter e Michael H. Weber (500 Dias Com Ela)

Melhor Roteiro Adaptado:
Quem vai ganhar: Jason Reitman e Sheldon Turner (Amor Sem Escalas)
Quem pode ganhar: Nick Hornby (Educação)
Quem deveria ganhar: Jason Reitman e Sheldon Turner (Amor Sem Escalas)
Quem deveria estar na lista: Spike Jonze e Dave Eggers (Onde Vivem Os Monstros)

Melhor Animação:
Quem vai ganhar: Up – Altas Aventuras
Quem pode ganhar: O Fantástico Sr. Raposo
Quem deveria ganhar: Up – Altas Aventuras
Quem deveria estar na lista: Mary e Max

Melhor Filme Estrangeiro:
Quem vai ganhar: The White Ribbon
Quem pode ganhar: Un Prophète
Quem deveria ganhar: The White Ribbon

Melhor Direção de Arte:
Quem vai ganhar: Avatar
Quem pode ganhar: Sherlock Holmes
Quem deveria ganhar: Avatar
Quem deveria estar na lista: Um Olhar do Paraíso

Melhor Fotografia:
Quem vai ganhar: Avatar
Quem pode ganhar: Guerra Ao Terror
Quem deveria ganhar: The White Ribbon
Quem deveria estar na lista: Anticristo ou Um Olhar do Paraíso

Melhor Documentário:
Quem vai ganhar: The Cove
Quem pode ganhar: Food, Inc.
Quem deveria ganhar: The Cove

Melhores Efeitos Visuais:
Quem vai ganhar: Avatar
Quem pode ganhar: Star Trek
Quem deveria ganhar: Avatar
Quem deveria estar na lista: Transformers: A Vingança dos Derrotados

Melhor Figurino:
Quem vai ganhar: The Young Victoria
Quem pode ganhar: Bright Star

Melhor Maquiagem:
Quem vai ganha: Star Trek
Quem pode ganhar: Il Divo
Quem deveria ganhar: Star Trek
Quem deveria estar na lista: Distrito 9

Melhor Montagem:
Quem vai ganhar: Guerra Ao Terror
Quem pode ganhar: Avatar
Quem deveria ganhar: Guerra Ao Terror
Quem deveria estar na lista: Um Homem Sério

Melhor Mixagem de Som:
Quem vai ganhar: Avatar
Quem pode ganhar: Guerra Ao Terror
Quem deveria ganhar: Avatar
Quem deveria estar na lista: Um Olhar do Paraíso

Melhor Edição de Som:
Quem vai ganhar: Star Trek
Quem pode ganhar: Avatar
Quem deveria ganhar: Star Trek
Quem deveria estar na lista: Atividade Paranormal

Melhor Trilha Sonora Original:
Quem vai ganhar: Michael Giacchino (Up – Altas Aventuras)
Quem pode ganhar: Hans Zimmer (Sherlock Holmes)
Quem deveria ganhar: Michael Giacchino (Up – Altas Aventuras)
Quem deveria estar na lista: Christopher Young (Arraste-Me Para o Inferno)

Melhor Canção Original:
Quem vai ganhar: “The Weary Kind” de Coração Louco
Quem pode ganhar: “Take It All” de Nine
Quem deveria ganhar: “Take It All” de Nine
Quem deveria estar na lista: “Be Italian” de Nine

É isso. Geralmente não sou tão bom em previsões, vamos ver quantas eu acerto. Façam também suas apostas, e não deixem de assistir domingo o grande evento.

2 Comentários leave one →
  1. 07/03/2010 1:02

    Pô, a Sandra Bullock nunca ganhou um Oscar… e eu nem gosto dela. Não acho que ela tenha cacife pra ser a melhor dentre as opções.

  2. Darshany L. permalink
    07/03/2010 18:00

    queria tanto que Bastardos ganhasse melhor filme.
    tantotantotantotanto.

Deixe uma resposta

