Skip to content

A Palma de Ouro 2010

01/06/2010

Na semana passada terminou em Cannes na França um dos festivais de cinema mais importantes do mundo, então eu não poderia deixar de trazer aqui os ganhadores das premiações. Difícil falar sobre espectativas e desapontamentos em premiações de festival que acabaram de acontecer já que os filmes foram lançados somente no dito festival até agora, portanto eu não vi nenhum dos filmes no páreo, contudo eu posso fazer alguns comentários especulativos. Primeiramente eu tinha esperanças no início do ano que dois filmes ficassem prontos antes de Cannes para entrar no festival, que eram Black Swan de Darren Aronofsky, estrelado por Natalie Portman, e The Tree of Life de Terrence Mallick, estrelado por Brad Pitt, mas nenhum dos dois acabaram sendo escritos no festival, portanto não participaram da premiação.

Dos filmes que participaram eu posso dizer que os que eu teria muita vontade de ver baseado no conhecimento que eu tenho no trabalho de seus diretores seriam Another Year de Mike Leigh e Biutiful de Alejandro González Iñarritu. Mas o grande ganhador da Palma de Ouro decidido pelo júri encabeçado por Tim Burton foi Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives, o novo filme do tailandês de nome impronunciável Apichatpong Weerasethakul, diretor do aclamado Mal dos Trópicos (Tropical Malady, 2004). Fora esses dou destaque também a Certified Copy de Abbas Kiarostami e Of Gods and Men de Xavier Beauvois. Pelo menos são esses os que eu vou correr mais pra assistir. Aí vai a lista completa de ganhadores:

Palme d’Or: “Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives”

Grand Prix: “Of Gods and Men”

Melhor Ator: (empate) Javier Bardem, “Biutiful” e Elio Germano, “La Nostra Vita”

Melhor Atriz: Juliette Binoche, “Certified Copy”

Melhor Roteiro: Lee Chang-dong, “Poetry”

Melhor Diretor: Mathieu Amalric, “On Tour”

Prêmio do Júri: “A Screaming Man”

Camera d’Or: “Año Bisiesto,” Michael Rowe

Melhor Curta: “Chienne d’Histoire”

Fonte: In Contention

No comments yet

Deixe uma resposta

