Skip to content

Top 60: Os Melhores Filmes da Década (2000-2009) Parte 6 (10-1)

15/08/2010

Continuando agora a lista dos top 60 filmes da década. Para referência:

Parte 1 (60-51)

Parte 2 (50-41)

Parte 3 (40-31)

Parte 4 (30-21)

Parte 5 (20-11)

10# Juno (Juno, 2007, Jason Reitman)

“You should’ve gone to China, you know, ‘cause I hear they give away babies like free iPods.”

Esse é provavelmente o filme que vai causar mais discórdia, e que muito poucos irão achar que merece estar numa posição tão alta assim, mas eu acho que no que o filme tem a intenção de fazer, ele é quase perfeito. Eu assisto, assisto, e continuo não achando nenhum momento em que ele não funciona. Eu tenho fé que Jason Reitman seja provavelmente a maior promessa para o futuro revelada nessa década. O roteiro de Diablo Cody é espetacular, e eu ainda acredito muito nela como roteirista apesar de alguns trabalhos que eu não gostei tanto quanto gostaria. Ellen Page é a grande estrela do filme, que novamente, é com certeza uma das maiores promessas para o futuro da geração dela. O que ela fez nesse filme é coisa de gente grande.

9# Dogville (Dogville, 2003, Lars von Trier)

“All I see is a beautiful little town in the midst of magnificent mountains. A place where people have hopes and dreams even under the hardest conditions.”

Eu imagino que seja muito difícil fazer um drama de três horas de duração, que se passa todo em um único cenário como se fosse uma peça de teatro, e cheio de diálogos complexos e filosóficos, e ainda assim prenda a atenção do espectador durante cada minuto. Lars von Trier consegue fazer isso, e muito mais. O roteiro é brilhante, e assumir que o mesmo cara que tem a criatividade diretorial para compor as características únicas de Dogville também é o cara que escreveu essa obra a partir do zero, é algo realmente impressionante. É aquele tipo de filme também que pega uma atriz que já começou a perder o respeito por pegar trabalhos fúteis e faz ela mostrar porque ela merece ser famosa, que é exatamente o que faz com Nicole Kidman. O trabalho dela e do resto do elenco é muito bom, mas o grande trem puxando o filme para cima é com certeza o roteiro, que como disse Quentin Tarantino, se Lars tivesse feito essa história no teatro, tinha ganhado um Pulitzer.

8# Moulin Rouge! (Moulin Rouge, 2001, Baz Luhrmann)

“The greatest thing you’ll ever learn is just to love and be loved in return.”

Eu sei que eu tenho um fraco por musicais em geral, mas esse filme é realmente fantástico. É tão difícil ver um musical hoje em dia em que as musicas são bem produzidas e ao mesmo tempo são tão empolgantes que te deixam cantarolando ao sair do cinema, mas Moulin Rouge faz isso com muita propriedade, fazendo versões de grandes clássicos da música, e com algumas músicas originais muito boas. Visualmente é tudo muito bonito, e a história é fantástica. O filme realmente te leva para os lugares que quer levar, e realmente te faz conectar profundamente com as personagens, o que é outra coisa muito difícil de se encontrar em musicais. Nicole Kidman e Ewan McGregor fazem um casal muito convincente, e ambos mostram grandes vozes. O filme acaba sendo uma homenagem ao amor de forma que poucas vezes foi visto.

7# Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in, 2008, Tomas Alfredson)

“I’m twelve. But I’ve been twelve for a long time.”

Melhor filme de vampiros que eu já assisti. O filme consegue ser interessante por várias vertentes diferentes. Primeiro ele tenta, metaforicamente, demonstrar os problemas da transição entre a infância e a juventude para um garoto com problemas para se relacionar com outras crianças. Apresenta também a evolução dos sentimentos de vingança nutridos pelo garoto dado o bullying sofrido, e mostra sua nova amiga vampira como uma expressão desse sentimento. Além disso, o filme tem muito valor de entretenimento, funcionando com cenas de suspense e tensão, e criando uma atmosfera muito singular e muito apropriada para o clima que o filme deveria ter. O final é perfeito, e possui uma cena antológica que não sai da sua cabeça.

6# Up – Altas Aventuras (Up, 2009, Pete Docter e Bob Peterson)

“I was hiding under your porch because I love you.”

Quarto filme da Pixar nessa lista (para mostrar a minha grande admiração), e na minha opinião, o melhor filme que eles já fizeram. O filme não tem um simples defeito. Ele passa o tempo inteiro extraindo as emoções do espectador ao máximo, de forma que você não passa muito tempo em nenhum momento do filme sem morrer de rir ou ficar pesadamente emocionado. Novamente, as sequências que contam histórias sem usar nenhum diálogo são maravilhosas, e muito bem inseridas no filme. O filme em geral é ousado, mas ainda se mantendo muito apropriado para crianças, sem, é lógico, subestimar a inteligência delas. A história tem momentos de cortar o coração, e é sem dúvida alguma a história mais relacionável e mais pessoal que a Pixar já criou.

5# Na Natureza Selvagem (Into The Wild, 2007, Sean Penn)

“I’m going to paraphrase Thoreau here… rather than love, than money, than faith, than fame, than fairness… give me truth.”

Sean Penn há muito tempo é um dos meus atores preferidos, mas eu nunca pensaria que ele teria tanta sensibilidade como diretor para tornar uma história com várias características abstratas em algo realmente cinemático, mantendo todo o sentido do que ela quer contar, ainda mais depois de realmente não ter gostado de outro filme que ele dirigiu, chamado A Promessa (The Pledge, 2001). Tem um número enorme de cenas que quem assiste não vai esquecer tão cedo, e um número igualmente enorme de diálogos e narrações que permeiam nossa mente por muito tempo. Possui um grande elenco de grande qualidade, mas Emile Hirsch domina esse filme completamente, com uma atuação quase perfeita. Tem drama, romance, comédia, ensinamentos filosóficos, e até aventura. Chega a ser terapêutico ver esse filme de tempos em tempos.

4# Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004, Michel Gondry)

“Random thoughts for Valentine’s day, 2004. Today is a holiday invented by greeting card companies to make people feel like crap.”

Charlie Kaufman deve ser o melhor roteirista do mundo mundo hoje. Eu não sei como ele consegue unir tanta coisa incomum e original, e fazer tudo funcionar, todas as vezes. Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças possivelmente tem o melhor roteiro original da última década. A história te atinge muito profundamente, e te impressiona pelo menos uma vez a cada 5 minutos. Michel Gondry faz um trabalho quase perfeito dessa vez em transformar as palavras em cenas, e também mostra uma criatividade muito grande ao construir esse filme. Jim Carrey mostra mais uma vez que consegue fazer drama, e consegue fazer de forma muito eficaz. Porém, quem rouba a cena aqui é com certeza Kate Winslet, que tem, na minha opinião, uma das melhores performances femininas da década. Esse filme em momentos é devastador com suas verdades e idéias, mas no momento que ele acabou eu tinha muita certeza que eu ainda queria mais.

3# Réquiem Para Um Sonho (Requiem for a Dream, 2000, Darren Aronofsky)

“Purple in the morning, blue in the afternoon, orange in the evening. And green at night. Just like that. One, two, three, four.”

Vou começar a falar sobre esse por um assunto diferente: a trilha sonora. Essa é a minha trilha sonora preferida de todos os tempos. Clint Mansell criou um dos melhores pedaços de música já usados em filme na história do cinema, e só isso já me empolga um pouco com o filme. Fora isso, a direção de Darren Aronofsky é fenomenal, e captura o espírito da história de formas que você nunca imaginaria que poderia ser feito. Ellen Burstyn está sensacional, Jared Leto está sensacional, Jennifer Connelly está sensacional, até Marlon Wayans trabalha bem. Se você me perguntar, eu diria que é o melhor filme sobre drogas já feito. As emoções que ele passa são muito precisas e muito intensas, e o final destrói qualquer pessoa.

2# O Labirinto do Fauno (El laberinto del fauno, 2006, Guillermo Del Toro)

“Hello. I am Princess Moanna, and I am not afraid of you.”

O único motivo pelo qual eu disse que o roteiro de Brilho Eterno é só possivelmente o melhor roteiro original da década é por causa dessa obra prima. Esse é um dos roteiros mais brilhantes que já foram produzidos em muito tempo. A mistura da fantasia com a realidade, intercalando histórias de uma princesa e seus súditos em um mundo mágico com histórias da guerra civil espanhola, nunca foi feita com tanta maestria. Mas é só o começo das grandes qualidades desse filme, porque ele é visualmente uma obra de mestre. Todos sabemos como os filmes de Guillermo del Toro sempre apresentam designs de criaturas e cenários muito criativos, muito bem produzidos e de muito bom gosto, mas O Labirinto do Fauno ultrapassa todas essas marcas. A direção de arte é estelar, e a fotografia é de tirar o fôlego. Apesar de ser difícil achar uma criança para atuar de verdade hoje em dia, a menina faz um trabalho incrível, o que também faz o homem que interpreta seu padastro. Já virou um dos meus filmes preferidos de todos os tempos, e um clássico eterno.

1# O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings, 2001/2002/2003, Peter Jackson)

“An hour of woes and shattered shields, when the age of men comes crashing down! But it is not this day! This day we fight! By all that you hold dear on this good Earth, I bid you stand, Men of the West!”

Pode me chamar de parcial, de fã de blockbusters cheios de efeitos especiais ou qualquer coisa do tipo, mas essa saga é uma grande obra-prima. É o Star Wars da nossa geração. Peter Jackson fez o que muita gente considerou impossível por muito e muito tempo: transportar uma das histórias mais adoradas de todos os tempos para as telas do cinema, e de fato fazer um excelente trabalho com isso. A adaptação do livro é 100% perfeita, se você ler com cuidado você vai perceber que exatamente tudo que tem fala que funcionaria em um filme foi mantido, tudo que não funcionaria foi tirado, e tudo que precisava ser alterado foi alterado. O desenvolvimento de personagens é incrível, eu nunca vi um filme com tantos personagens tão importantes para a história, fazer você se importar e conhecer a personalidade de todos eles. Mas o grande trunfo desses filmes, além da empolgação e dos sentimentos que eles transmitem, é que ele consegue mostrar excelência em quase todas as áreas ao mesmo tempo. Direção de arte, fotografia, atuações, edição, som, trilha sonora, efeitos especiais, tudo isso impressiona como características isoladas, e impressiona pela forma como isso tudo foi juntado de forma natural, o que é um grande mérito de Jackson. É meu filme preferido da década, e é provavelmente meu filme preferido de todos os tempos.

47 Comentários leave one →
  1. 15/08/2010 16:18

    Deixa Ela Entrar e Up eram previsíveis visto o quanto você falava desses filmes, mas Juno? Era pra causar discórdia mesmo.
    Gostei mais da segunda parte do que dessa, mas eu não tenho envergadura moral nenhuma pra julgar filme.
    Boto fé de você fazer uma lista no IMDB com esses filmes pra gente, assim que tiver tempo na vida vou querer assistir alguns desses. ;)

  2. Pedro permalink
    28/09/2010 20:19

    Vi todas as posições e é um dos tops da década que mais concordei, concordei mais ainda com sua opinião a respeito de Nolan que é o único diretor que tem 5 filmes no top 50 da minha vida, pelas minhas contas concordei com 40% da sua lista(umas 25 posições)mas as ausências de :
    Peixe Grande
    Sobre meninos e Lobos(se Sean Penn é um de seus favoritos…)
    Onde os Fracos não tem Vez
    Crash
    Marcas da Violência
    Match point
    Cache
    A Vida dos Outros
    Pequena Miss Sunshine
    As Invasões Bárbaras

    Só pra citar um top 10 e sem ser parcial pelo meu gosto(digo isso por exemplo,Identidade, Saw 1, Menina de Ouro…mas sei que eles estariam mais por me identifcar com eles do que por gosto pessoal, ou seja, não considero indispensáveis numa lista).

    Outro fator que me desanimou, foi ver seu top 05 final onde o único realmente bom ali pra mim é Brilho Eterno, enfim vai muito do gosto pessoal mesmo, pois sei que sou um dos poucos q faria um top 50 sem Dogville e com Oldboy entre os 5 melhores.

    • 13/10/2010 12:57

      Peixe Grande. Sobre Meninos e Lobos, Crash e Pequena Miss Sunshine são alguns que só não entraram por falta de espaço. Onde os Fracos Não Tem Vez, Match Point e A Vida dos Outros eu também gosto, mas não tanto para colocar aqui.
      Mas eu concordo que vai muito do gosto pessoal mesmo, mesmo que a gente tente fazer algo imparcial, acaba saindo alguns por identificação pessoal. Acho que seria o caso por exemplo de filmes como Na Natureza Selvagem na minha lista.

    • 30/12/2013 20:57

      Cara os filmes de tarantino també são geniais!

  3. 17/11/2010 14:37

    Muito organizado e bacana teu blog!

  4. Daniel permalink
    26/11/2010 21:25

    Concordo com a maioria dos filmes, principalmente por você ter valorizado a Trilogia “O Senhor dos Anéis” como a melhor obra cinematográfica da década, muitos a colocam de escanteio, o que é injustiça pois vale por tudo o que significou para o Cinema, além de Gollun ser o melhor personagem de 2000 e os vários significados sociais que o roteiro apresenta. Como sempre eu havia conjeturado que filmes como “O cavaleiro das trevas, Kill bill, Na Natureza selvagem” constariam na lista, mas não ligo muito para esses filmes, adorei a Posição de Dogville, e também senti a falta de “Caché” (esse não poderia faltar),” A Vida dos Outros e Pequena Miss Sunshine”, além de uma posição mais privilegiada para “Dançando no Escuro”, outra exímia obra de Lars Von Trier, gostei também de “O Jardineiro Fiel” apesar da crítica escrachar esse belíssimo filme que tem como falha apenas os 5 minutos iniciais. Com relação a animações, pode me chamar de previsível mas ainda prefiro “Procurando Nemo e Wall.e” da Pixar. Mas opinião é assim mesmo. Parabéns um Ótimo Blog

    • Otto Augusto permalink
      17/06/2016 1:53

      Eu ia reclamar que o número 6 não merecia, mas ver Senhor dos Anéis em primeiro lugar compensou a decepção e decidi concordar com tudo rs rs

  5. Raoni permalink
    29/11/2010 19:14

    Cacete cara… Genial a lista, manou mto bem!! As citaçoes dos filmes são muito boas!

    Parabéns!

  6. 29/11/2010 23:04

    Obrigado pelos elogios. Vou tentar voltar a postar aqui o mais rápido possível.

  7. micholk permalink
    22/02/2011 0:06

    todos eles discordo

  8. vaquero permalink
    17/05/2011 18:45

    Acho que faltou A identidade Bourne… entre os 60
    É um ótimo filme

  9. junior permalink
    28/06/2011 17:16

    Esse post me fez querer cada filme q eu achava ser uma bosta. As críticas me fizeram pegar 14 dos q eu ainda nao tinha visto, acho q já tinha visto uns 30 desses aí.

    Ótimo post, parábens.

  10. Ricardo permalink
    27/07/2011 11:58

    A lista parece ser boa, apesar de alguns dos filmes não ter visto. No entanto, podia estar distraido, mas não me pareceu ver nesta lista filmes que na minha opinião estão sem duvida entre os 60 melhores desta década que são os filmes de Eastwood Mystic River com as soberbas interpretações de Sean Penn e Tim Robbins e Million Dollar Baby.

    Poderiamos integar também na lista o ” The unbreakable ” de M. Night Shyamalan, o Traffic de Steven Soderbergh, o Crash que ganhou o oscar de melhor filme em 2005, entre outros.
    Teria que ter mais tempo para ver mais filmes para que pudesse mostar uma lista dos meus melhores filmes desta década. Quem sabe, não começe a pensar nisso já agora para mais tarde a poder postar aqui.

    No entanto parabéns pela lista.

  11. risyon permalink
    30/07/2011 16:44

    muitoooo bom! excelente gosto, achei que o labirinto do fauno e deixe ela entrar naum iam aparecer… parabens

  12. Robson Williams permalink
    10/11/2011 17:55

    Ótima lista! Concordo que quase todos os filmes citados merecem lugar entre os 60 melhores (2000-2009) mas não foi citado um que pra mim deveria estar entre os 10 : “Herói”(Ying Xiong, 2002) um filme com uma beleza admirável e nos proporciona um vislumbre do cinema em sua melhor forma. Mas tudo bem, este é minha opinião, agora voltando as sua lista. O primeiro colocado é merecidíssimo! O Senhor dos Anéis é de fato o melhor da década, embora Kill Bill podesse estar em melhor colocação, adorei suas críticas e listagem. Valeu!!

  13. 10/11/2011 18:56

    obrigado por todos os elogios. =)
    continuo tentando atualizar o blog com a maior frequência que eu consigo.

  14. 26/12/2011 23:05

    Achei a sua lista maravilhosa! A melhor que já vi dessa década pra falar a verdade. Concordo plenamente com a maioria das posições colocadas (o gosto pessoal conta muito mesmo). Fico feliz por você considerar a trilha sonora em posição de destaque. Suas críticas são construtivas e com bons argumentos.
    Continue nessa linha, por favor. HAHAHA x)

  15. wallace permalink
    05/01/2012 1:50

    Faltou Watchman aew

  16. Imerson Santos permalink
    06/01/2012 8:05

    Nossa…… adorei sua lista
    mas….tenho que falar que esqueçeu de alguns filmes brasileiros,
    ou vc pode fazer o seguinte depois faz o top 20 dos filmes brasileiros da ultima década.
    tem 2 filmes que na minha opinião são espetaculares e que não devem em nada para o cinema norte americano: Abril despedaçado e o bicho de sete cabeças encaixa ai na lista acima.
    sou viciado em filmes, e pelos seus comentarios fabulosos vi que tens bom gosto e sabe que para um bom filme não significa ter atores bonitos, e sim um bom enredo, fotografia, musica, locações de lugares etc etc etc.
    Continue com esse trabalho magnico.
    Ja virei seu fã

  17. Ygor Gonçalves permalink
    16/02/2012 23:10

    Eu tava me identificando MUITO com a lista, eu concordo com quase tudo, só não concordo com o primeiro lugar. Não consigo gostar de senhor dos aneis… Mas enfim, ótima lista!!

  18. Pedro permalink
    10/04/2012 14:23

    Muito boa a lista meu caro! Mas faltou um filme bem cult da década, na verdade uma trilogia, Matrix! por quê tu não pôs?

    • 19/04/2012 20:06

      porque o primeiro Matrix, o original, é de 1999, e é o único da trilogia que eu gosto.
      se fosse uma lista de 1990-1999, ele iria entrar com certeza.

  19. 09/05/2012 12:00

    Anjos e Demônios ? , as crônicas de nárnia ? ‘-‘

  20. Luh Stanis permalink
    04/06/2012 4:23

    Parabens pela lista! A melhor que vi sobre a decada de 2000. Sem duvidas Requiem para um sonho estaria nas primeiras posições! quando falam em crash e Traffic, é pq ainda nao viram este, que obviamente da de mil, e como o tema abordado tem relação e a lista é relativamente pequena, p/ tantos filmes, nada mais justo em colocar o melhor!! acho que nao deixou a desejar, os melhores estão nessa lista, sem duvidas!

  21. Vitor Agrizzi permalink
    10/07/2012 18:58

    Excepcional! Me abriu vários horizontes… Confesso que esperava encontrar Peixe Grande,Sobre meninos e Lobos,Onde os Fracos não tem Vez,Crash,Marcas da Violência,Match Point,Cache, A Vida dos Outros,Pequena Miss Sunshine,As Invasões Bárbaras,Menina de Ouro, Traffic, Watchman, Dia de Treinamento, O Lutador… entre outros.
    Mas como eu buscava informação (e não condescendência) fiquei muito satisfeito.
    Muito Obrigado

  22. Mariana permalink
    03/08/2012 22:01

    Oiii, concordo com os filmes, mas faltou UM AMOR PARA RECORDAR, esse filme tinha que estar na lista, só faltou ele… mas ficou bom, parabéns! (:

  23. line permalink
    01/09/2012 20:13

    Lembro que gostei muito de “Medos privados em lugares públicos” ( francês) e Cache ( acho que frances tb ). Babel do Alejandro também achei ph*****, rsrsrrsr Requiem é bom mas deixa muio deprê né? rsrsrsrs Tem muito filme bom por ai, pena que ficamos “presos” ao circuito americano….

  24. Alyne Medeiros permalink
    16/09/2012 17:42

    Concordo com gosto, genêro e grau com o Labirinto do Fauno e Juno. São filmes muito bons !!!!!!

  25. Tony Cesar permalink
    03/11/2012 1:47

    Lista interessante. Gostei de vários filmes dessa lista mas vc ganhou meu respeito por colocar O Labirinto do Fauno e Sr. dos Anéis em tão alta honra. As ausências mais sentidas por mim foram Pequena Miss Sunshine, O Pacto dos Lobos, Perfume: A História de Um Assassino e Ironias do Amor, ao passo q as presenças q mais me incomodaram foram Abismo do Medo, Todo Mundo Quase Morto e Na Natureza Selvagem.

  26. David Vieira permalink
    17/11/2012 17:58

    Monte um top 60 de 90 a 99 se puder, por favor, essa ficou muito boa, alguns filmes excelentes de fora claro, mas de qualquer forma a melhor lista top que encontrei dessa década até hoje…

  27. Bruno permalink
    04/05/2013 19:03

    Ri muito pela lista piada, mas gosto é gosto!

  28. Abner permalink
    16/05/2013 19:28

    Cara, logo quando pensei que conhecia de cinema você me vem com esta lista me atingir na cabeça. De fato, gosto mais de clássicos (anos 70 e 80), mas a forma como você introduziu cada filme me deixou na vontade de assistir vários. Bom Trabalho!!

  29. Anjelo permalink
    23/06/2013 18:49

    A promessa – Sean Penn – 2001
    Título original – The Pledge.

    Como este filme não está na lista?

  30. Pedro permalink
    24/06/2013 16:13

    CADE PIRATAS DO CARIBE 1,2 e 3?????
    mas tá bom

  31. Marcelo permalink
    29/07/2013 22:35

    Acho q podia ter o 1 ou 2 do piratas do Caribe, mas comentários muito bons, também acho que poderia ser um pouco mais baseado nos fatos e um pouco menos de opiniões, mas parabéns!

  32. lucas eduardo permalink
    19/10/2013 19:21

    Cadê A lista de Schindler e Um ato de coragem?

  33. lucas eduardo permalink
    19/10/2013 19:23

    Tropa de elite!

  34. 30/12/2013 20:47

    Cara fiquei estupefacto com a sua critíca do senhor dos aneis mto boa!!!!!!!!!
    E realmente senhor dos aneis é um dos melhores filmes de todos os tempos!!!

  35. 27/12/2014 9:08

    Gostei muito da lista mas acho que o cinema nacional deveria ter um pouquinho mais de chance. Poderia citar alguns: A erva do rato com Selton Mello e Alessandra Negrine é muito bom, Estômago é ótimo, Durval discos e por vai…

  36. Otto Augusto permalink
    17/06/2016 2:08

    Fiquei indignado comigo mesmo por não ter assistido quase metade da lista. Dos que assisti, pouquíssimos achei que não mereciam estar aí. Não que eu goste mas Harry Potter não merecia nem uma menção? Então tá. Mas teve 5 que achei que deveriam estar aí:

    Reine sobre Mim
    Vanilla Sky
    Babel
    Diamante de Sangue
    Apocalypto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: